PUBLICIDADE

Gripe suína não é motivo para pânico, dizem especialistas

29 abr 2009 - 20h33
(atualizado às 20h36)
Compartilhar

Especialistas brasileiros em infectologia trataram de acalmar os ânimos das pessoas que temem ser contagiadas pelo H1N1, conhecido como vírus da gripe suína, depois que o Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira que existem dois casos suspeitos no Brasil e 36 pessoas estão sendo monitoradas. "Não se sabe se as mortes no México (país mais afetado) foram realmente causadas pela doença. É preciso ter calma porque nem todo mundo que volta do México vai ter gripe suína, e nem todo mundo que tiver gripe suína vai morrer", afirmou Marianne Monteiro, do setor de Doenças Infecto-Parasitárias (DIP) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).De acordo com ela, ainda há muito o que se estudar sobre o assunto. O tempo de incubação do vírus é de três a 10 dias, "ou seja, é uma gripe com características comuns a outras". O diferencial é o fato de provocar febre repentina e muito alta, chegando a 39°C, além de dificuldade respiratória", disse a médica.

Pessoas recém-chegadas do México, e as que tiveram contato com elas ou apresentaram estes sintomas, devem procurar um médico, "pois não são todos que desenvolvem a doença". Segundo a especialista, "alguns não apresentam os sintomas, mas transmitem o vírus".

Para Esper Georges Kallás, médico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), onde é chefe do Laboratório de Imunologia, até o momento a doença parece não poder causar um impacto mundial irreversível. "Ela possui o comportamento de um vírus da gripe comum. Não há motivo para pânico desde que as pessoas tenham acesso à informação, como conhecimento de sintomas e prevenção", afirmou durante entrevista ao chat do terratv.

No entanto, é preciso atenção porque o H1N1 não é o mesmo que foi identificado em epidemias anteriores, como as de gripe espanhola ou asiática. "O vírus muda a cada ano. A gente nao consegue ficar totalmente imune porque ele consegue driblar o sistema de defesa do nosso organismo", analisou. "A gripe é diferente do sarampo que você pega uma vez e nunca mais vai ter", destacou.

O especialista acredita que crianças, idosos e pessoas com efisemas pulmonares estão mais vulneráveis à gripe suína. "Pessoas mais frágeis podem desenvolver um quadro de gripe mais agressivo", completou.

Gripe Suína

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe suína é causada por uma variante do vírus influenza tipo A, que porta a designação H1N1. O órgão aumentou o nível de alerta para cinco (pandemia iminente) em uma escala que vai até seis. O temor é de que nova mutação torne os humanos incapazes de combater a doença, por falta de anticorpos.

O vírus já teria matado mais de 152 pessoas no México, onde cerca de 2 mil pessoas estão infectadas. Nos EUA, até o momento foram confirmados 64 casos de pessoas com gripe suína e uma pessoa morreu.

Com informações do terratv e O Dia

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade