PUBLICIDADE

Gata ajuda menino de 7 anos com condição rara a se comunicar

17 ago 2012 - 08h35
(atualizado às 12h46)
Compartilhar

Um menino britânico que sofre da rara condição de mutismo seletivo, que inibe a sua capacidade de se comunicar, vem contando com o auxílio de uma gata para conseguir falar. Lorcan Dillon, de sete anos, foi diagnosticado como portador dessa condição ainda aos três anos de idade, quando estava no jardim de infância.

O britânico Lorcan Dillon sofre de mutismo seletivo
O britânico Lorcan Dillon sofre de mutismo seletivo
Foto: BBC Brasil

A criança se comunicava em casa, mas fora do ambiente familiar seu comportamento era diferente. "Notamos que ele não falava com as outras crianças", afirma Jayne Dillon, a mãe da criança. Jayne afirma ter visto um anúncio da Cat's Protection, uma entidade britânica que oferece assistência a gatos e resolveu adquirir um animal para entreter a criança.

Desde que ele ganhou a gata, batizada de Jessi-cat, seu comportamento mudou radicalmente. "Ele fala com ela, diz: 'Eu te amo, Jessy'. Ela participa de atividades com ele, está ajudando-o a ter mais autoconfiança", afirma Jayne.

As mudanças que a gata estaria propiciando ao pequeno Lorcan não se limitam ao lazer. "Ele agora já fala com sua professora e até lê para ela, o que é impressionante para crianças com essa condição, que raramente falam", relata a mãe.

Condição

De acordo com estudos, a condição de mutismo seletivo afeta cerca de três em cada 10 mil crianças. Mas outros especialistas dizem que a condição seria mais comum do que se imagina, atingindo até sete entre mil pessoas.

O mutismo seletivo tende a ser identificado em crianças de 3 a 6 anos de idade, mas acaba só sendo diagnosticado quando os jovens começam a frequentar a escola, onde fica mais fácil identificar a condição.

Mesmo após o diagnóstico, é difícil determinar as suas causas precisas. Ele pode ser provocado por diversos fatores, como problemas auditivos, defeitos de dicção, síndrome de Asperger, traumas ou ansiedade.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade