PUBLICIDADE

G20 se mostra "determinado" a firmar acordo vinculativo sobre o clima

16 nov 2015 - 08h50
Compartilhar
Exibir comentários

Os líderes do G20 estão "determinados" a firmar um acordo vinculativo sobre a limitação do aquecimento global, segundo a minuta do comunicado final da cúpula do grupo, que termina nesta segunda-feira em Antalya, na Turquia.

O texto, ao qual a Agência Efe teve acesso e que deve ser referendado hoje pelos líderes do G20, fala de um "protocolo, outro instrumento legal ou um resultado estipulado com força legal sob a UNFCCC".

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) prevê limitar o aumento das temperaturas na Terra abaixo de 2 graus.

"A mudança do clima é um dos grandes desafios de nossos tempos. Reconhecemos que 2015 é um ano crítico, que requer ação efetiva, forte e coletiva em relação à mudança climática e seus efeitos", assinalam os líderes em seu comunicado.

Os líderes dos 20 principais países industrializados e emergentes também garantem que "estão dispostos" a colocar em prática suas contribuições prometidas em nível nacional ao UNFCCC.

"Estamos comprometidos a trabalhar juntos para um resultado bem-sucedido da COP21", conclui o comunicado, em referência à conferência mundial sobre o clima em Paris, que será realizada entre 30 de novembro e 11 de dezembro.

A cúpula do G20, que ocorre entre ontem e hoje na Turquia, termina nesta tarde com a adoção do comunicado sobre temas econômicos e uma declaração especial focada no terrorismo.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade