PUBLICIDADE

Futurando apresenta inovações que voam!

23 abr 2014 - 11h11
Compartilhar

Esta edição apresenta o Wings, uma espécie de pipa gigante que gera energia e as tecnologias que estão revolucionando a medicina.

Catástrofes naturais como o tufão Haiyan, que passou pelas Filipinas em novembro de 2013, sempre chocam a população e abalam a infraestrutura local. Nesses casos, os defeitos impedem as chamadas de emergência para pedir socorro. Pensando nisso, cientistas da Turíngia, na Alemanha, construíram um helicóptero aeromodelo que pode ajudar nessas situações, o quadrocóptero. A máquina é capaz de fazer rápidos reparos e restabelecer o serviço danificado.

Falando em inovações que voam, o Futurando mostra também um kite que gera energia. O equipamento é uma espécie de pipa, foi batizado de Wings, é mais eficiente que um gerador eólico tradicional. A invenção também é mais barata porque não precisa de tanto material. Mas até que entre em funcionamento, ainda existem alguns desafios a serem vencidos.

Tecnologias na medicina

A fabricação de próteses está cada vez mais sofisticada e a equipe do Futurando conheceu uma empresa alemã que cria próteses revestidas de silicone muito parecidas com o corpo humano. Algumas até parecem obra de arte.

O programa mostra também a roupa especial chamada de Max. Com ela, o nosso voluntário de 29 anos se sentiu como se tivesse 65. A roupa especial dificulta os movimentos, simula problemas de audição e visão: o objetivo é entender a reação do corpo das pessoas acima de 60 e adaptar o ambiente de trabalho de acordo – já que o mercado de trabalho precisa cada vez mais dessa mão de obra.

Nesta edição, trazemos também um pouquinho do Brasil, com a história do médico Roberto Kikawa, que ganhou destaque até na Alemanha. Ele fundou uma instituição para levar atendimento médico móvel a pessoas carentes e quer, com isso, revolucionar o sistema público de saúde.

Não perca o próximo Futurando!

O programa

Futurando é o programa que traz as novidades de ciência, meio ambiente e tecnologia, produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha. O programa é exibido no Brasil pelo Futura todas as quintas-feiras, às 20h30, com reprise aos domingos 13h30; pela Rede Minas aos sábados, às 13h, com reprise às terças-feiras, às 18h30; pela TV Brasil, todos os domingos, às 16h30 e pela TV Câmara Tupã todos os sábados 18h, com reprise às terças-feiras 19h40. O Futurando é transmitido também em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade