PUBLICIDADE

Fotobook marca os 50 anos de Zoológico no RS

1 mai 2012 - 16h18
Compartilhar

Um fotobook vai marcar os 50 anos do Parque Zoológico da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, em Sapucaia do Sul. No dia 1º de maio, feriado e data do aniversário, o Zoológico teve o acesso gratuito. Em parceria com a Primeira Dama de Sapucaia do Sul, Sonia Ballin, será reeditada a campanha da doação voluntária de um quilo de alimento não perecível.

Mico-leão-da-cara-dourada, espécie nativa do Brasil, encontra-se ameaçada de extinção
Mico-leão-da-cara-dourada, espécie nativa do Brasil, encontra-se ameaçada de extinção
Foto: Sérgio Bavaresco / Divulgação

"A inauguração do Parque Zoológico ocorreu em 1962 pelo governador Leonel Brizola. O local poderia ter sido um conjunto habitacional ou um distrito industrial, no entanto, a determinação foi de criar um parque de recreação pública", disse o diretor Luiz Carlos de Lima Leite, com base em registros históricos sobre o local.

O livro comemorativo dos 50 anos, com mais de 200 páginas, vai reunir a história de como surgiu o Zoológico, além de imagens de 90 das 129 espécies do plantel. O objetivo, segundo o diretor Luiz Carlos de Lima Leite, é fornecer uma fonte de pesquisa sobre a fauna nativa e exótica, além de um marco histórico do local que recebe, em média, mais de 30 mil visitantes por mês. As imagens estão sendo realizadas pela equipe de fotógrafos da Secretaria Estadual de Comunicação e a organização coordenada pela Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. Mais de 2,7 mil escolas estaduais receberão o livro que será impresso pela Corag, com o lançamento previsto para o mês de maio.

Ocupando uma área de visitação de aproximadamente 50 hectares, o zoo apresenta mais de mil exemplares de animais nativos e exóticos dentre aves, répteis, peixes e mamíferos. Para manter a alimentação em dia, são consumidas mensalmente cerca de quatro toneladas de carne, 17 toneladas de ração de diversas formulações e 30 toneladas de pasto verde além de frutas, legumes e hortaliças.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade