0

Fóssil de marsupial com 15 mi de anos é encontrado na Austrália

3 mai 2012
10h19
atualizado às 10h28
  • separator
  • comentários

Pesquisadores da Universidade de New South Wales , na Austrália, descobriram o maior marsupial escalador de árvores do mundo em meio a fósseis encontrados no Estado de Queensland . O animal, do tamanho de uma ovelha e com cerca de 70 kg, seria relativo aos Wombats, mamífero marsupial endêmico da Austrália que está em perigo de extinção, e teria vivido em território australiano há 15 milhões de anos.

O esqueleto de um Nimbadon, animal que viveu há 15 milhões de anos na Austrália
O esqueleto de um Nimbadon, animal que viveu há 15 milhões de anos na Austrália
Foto: AFP

Karen Black, a autora da pesquisa, focou os estudos em uma caverna de 15 milhões de anos que contém esqueletos e ossadas do diprotodonte Nimbadon em seu interior. "Os fósseis do Nimbadon são um raro e significante recurso, não apenas por estarem excepcionalmente bem preservados, mas também por representarem indivíduos de uma era". "Este material nos permitiu fazer um estudo detalhado do desenvolvimento do esqueleto, do cérebro, e também o comportamento destes animais", comenta Black. A pesquisadora afirma que este seria o maior animal escalando árvores naquela época, na Austrália.

Karen Black foi reconhecida pelo estudo, ganhando o prêmio Dorothy Hill 2012 por pesquisas em ciências da Terra, concedido pela Academia de Ciência da Austrália.

AFP   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade