PUBLICIDADE

Fórum Mundial do Meio Ambiente começa com a água como tema principal

21 jun 2013 - 20h46
Compartilhar

O Fórum Mundial do Meio Ambiente teve início hoje, em Foz do Iguaçu, cidade que abriga as famosas cataratas do Iguaçu, com o tema "2013: Ano Internacional de cooperação pela água".

Durante a inauguração, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou a importância da manutenção dos recursos hídricos.

Izabella afirmou que a água deve ser tema central para o desenvolvimento sustentável e pediu o compromisso de todos para proteger não só os recursos hídricos, mas também as florestas e a biodiversidade.

Robert Kennedy Jr., sobrinho do ex-presidente John F. Kennedy, especialista em direito ambiental e presidente da ONG Waterkeep Alliance, que também esteve presente no evento, destacou que a maior ameaça sobre os recursos hídricos é sua privatização.

"A água deveria ser um direito para todo ser humano, mas há gente que não pode pagar por ela", declarou. Kennedy lembrou o caso de Cochabamba, na Bolívia, onde houve uma série de protestos devido à privatização de água potável municipal que levou à rescisão do contrato do Governo com as empresas.

Segundo ele, é importante ter leis "fortes e racionais", com cuidado para que a taxação de água, por exemplo, não prejudique as pessoas mais pobres.

Durante a abertura do evento o estado do Paraná aderiu ao "pacto pelas águas", uma iniciativa lançada este ano pelo Governo federal pela qual fornece financiamento aos estados para a gestão de seus recursos hídricos.

O documento foi assinado hoje pela ministra; pelo governador do Paraná, Beto Richa; pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná, Luiz Eduardo Cheida; e pelo presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Abreu.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade