2 eventos ao vivo

Folhas artificiais "imitam" fotossíntese para produzir energia

11 jan 2010
16h13
atualizado às 16h26

Cientistas chineses desenvolveram folhas artificiais que imitam o processo de fotossíntese das plantas, o que pode permitir a captação da energia solar para gerar hidrogênio de forma eficaz e viável ecologicamente. Pesquisadores da Universidade de Jiao Tong, em Xangai, explicaram em artigo publicado na revista científica New Scientist, que é possível criar uma fábrica de hidrogênio em miniatura.

Folhas artificiais que imitam o processo de fotossíntese das plantas poderiam permitir a captação da energia solar para gerar hidrogênio de forma limpa
Folhas artificiais que imitam o processo de fotossíntese das plantas poderiam permitir a captação da energia solar para gerar hidrogênio de forma limpa
Foto: Terra Chile / Reprodução

"Utilizar a luz solar para dividir moléculas de água e obter carburante de hidrogênio é uma das mais promissoras táticas para erradicar a dependência do carbono, explicou o cientista Tongxiang Fan. A idéia não é nova, mas, até agora, os pesquisadores se concentraram na tentativa de modificar ou imitar moléculas que realizam o processo. Os investigadores chineses mudaram o conceito e tentaram copiar a estrutura complexa das folhas.

As folhas das plantas foram submetidas a vários processos químicos para obter um material que retém muito de sua estrutura original. Este sistema poderia ser útil no desenvolvimento de um método "limpo" para produzir hidrogênio.

A fotossíntese é o processo em que as plantas transformam energia luminosa em química, processando o CO2, a água e outros minerais em compostos orgânicos e produzindo o oxigênio.

Fonte: Terra
publicidade