PUBLICIDADE

Físico Niels Bohr é homenageado por doodle do Google

7 out 2012 - 23h18
Compartilhar

Enquanto no Brasil o doodle do Google deste domingo remetia às eleições municipais, e na Venezuela às eleições presidenciais, outros países viram uma homenagem ao físico dinamarquês Niels Bohr (1885-1962). O trabalho dele foi essencial para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica.

Os estudos atômicos de Bohr influenciam cientistas e físicos até hoje
Os estudos atômicos de Bohr influenciam cientistas e físicos até hoje
Foto: Google / Reprodução

Bohr nasceu em Copenhague, e sua tese de doutorado sobre as propriedades dos metais com a ajuda da teoria dos elétrons até hoje é um clássico no campo da física.

Os estudos de Bohr sobre energia atômica influenciaram a construção da bomba atômica que os Estados Unidos lançaram em Nagasaki, no Japão, no final da II Guerra Mundial, em 1945. O físico se opôs fortemente ao uso de suas teorias para a construção da arma, fazendo apelos a chefes de estado para tentar evitar a construção da bomba atômica.

Em 1950, Bohr escreveu uma carta aberta às Nações Unidas (ONU) em defesa da paz. Em 1957, recebeu o Prêmio Átomos para a Paz. Morreu aos 77 anos, vítima de trombose.

Os doodles do Google

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas.

O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos.

O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Para ver alguns dos doodles do terceiro trimestre de 2012, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade