PUBLICIDADE

Guatemala: turistas danificam ruína maia durante início da nova era

23 dez 2012 - 17h16
(atualizado às 17h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Turistas danificaram o emblemático Templo II do Parque arqueológico Tikal, ao norte da Guatemala, durante a comemoração do início de uma nova era de 5.200 anos, segundo o calendário maia, informou neste domingo uma fonte oficial. "Infelizmente muitos turistas escalaram o Templo II e provocaram danos", praticamente irreparáveis, afirmou a jornalistas locais Oswaldo Gómez, assessor técnico do Parque Tikal.

O sítio arqueológico de Tikal, a 560 km ao norte da Cidade da Guatemala, foi o local escolhido para as celebrações da nova era maia
O sítio arqueológico de Tikal, a 560 km ao norte da Cidade da Guatemala, foi o local escolhido para as celebrações da nova era maia
Foto: AFP

"Estamos de acordo com a comemoração, mas (os turistas) deveriam ter mais consciência porque este é um patrimônio da humanidade", lamentou.

Tikal, um ícone da cultura maia e declarado patrimônio mundial da humanidade pela Unesco em 1979, foi o principal cenário da comemoração na Guatemala. O Templo II é o edifício que está em frente ao Gran Jaguar na Gran Plaza Central de Tikal, o lugar mais famoso deste parque arqueológico.

De acordo com Gómez, mais de 7 mil pessoas visitaram o Parque Tikal na sexta-feira, dia que marca o encerramento do calendário maia e que foi considerado por muitos como a data em que o mundo acabaria.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade