PUBLICIDADE

Evolução explicaria preferência das mulheres por pênis maiores

7 mai 2010 - 11h48
Compartilhar

A evolução pode explicar a preferência de algumas mulheres por pênis maiores do que a média. Segundo a psicóloga evolucionária Carole Jahme, colunista do The Guardian, as origens do sexo entre primatas são de mais de 60 milhões de anos atrás, quando o primeiro primata evolui. "As fêmeas primatas são capazes de experimentar múltiplos orgasmos, e já foi teorizado que as fêmeas hominídeas procuravam por machos que poderiam satisfazê-las sexualmente. Através do mecanismo de seleção sexual, essa determinação levou ao aumento do tamanho do pênis e alterou sua estrutura", diz Carole.

Ela explica que, hoje em dia, o tamanho médio do pênis ereto de um gorila é de 3 cm, no chimpanzé é de 8 cm e no humano a média é de 13 cm. Ao contrário da maioria dos primatas, que tem um osso no órgão sexual masculino e alcança a ereção por contração muscular, os humanos evoluíram com um sistema de vasocongestão, o que faz com que o órgão reprodutor seja mais flexível que o dessas espécies.

Essas mudanças ocorridas ao longo da evolução seriam resultantes das escolhas das fêmeas por parceiros que, além disso, levaram o Homo erectus a ter um pênis significantemente maior e mais curvado que o dos primos macacos. A psicóloga evolucionária afirma que já se teorizou, inclusive, que o homem evoluiu para o bipedalismo para mostrar o pênis maior e flexível para as fêmeas.

A colunista diz ainda que, hoje em dia, mulheres "com escolha" não precisam se preocupar com o tamanho do pênis, já que as relações estáveis do nosso mundo atual precisam muito mais de confiança, interesses compartilhados e a capacidade de divertir o companheiro. Por outro lado, ela diz que as mulheres não podem simplesmente esquecer a questão do tamanho do pênis, porque elas simplesmente não conseguem.

As mulheres têm um interesse nesse assunto por motivos evolucionários, mas os companheiros também são selecionados por outros fatores, como criatividade - já que somos altamente inovadores e imaginativos se comparados aos outros primatas. Sendo assim, as mentes das mulheres podem ser estimuladas com criatividade e o imaginário sexual também pode acabar acrescentar "metaforicamente" alguns centímetros ao parceiro.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade