PUBLICIDADE

Europa não descarta proposta de cortar 30% das emissões de CO2

Europa não descarta proposta de cortar 30% das emissões de CO2

4 nov 2011 - 16h18
(atualizado às 16h51)
Compartilhar

A proposta da União Europeia para aprofundar a meta de redução das emissões de dióxido de carbono até 2020 para 30% se outros países se comprometerem a tomar medidas similares permanecerá valendo nas conversações climáticas da ONU na África do Sul neste mês, disse o principal negociador climático do bloco europeu.

"A questão de se a UE deve relaxar suas condições para (o corte) de 30% não está politicamente em jogo neste momento", disse Artur Runge-Metzger, diretor para estratégia climática e internacional da Comissão da UE.

"Não vamos tirar (a proposta) de 30% da mesa em Durban", disse ele, referindo-se a uma cúpula da ONU que vai de 28 de novembro a 9 de dezembro, que trabalhará em um acordo climático global para suceder o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012. Governos da UE concordaram em aprofundar a meta de redução nas emissões do bloco para 30% até 2020 a partir dos níveis de 1990, em vez dos atuais 20%, mas apenas se um forte acordo climático global for selado, restringindo também os principais emissores em uma meta similar.

À medida que a cúpula climática de Durban se aproxima, a UE disse que o mundo poderá não ser capaz de chegar a um acordo sobre um pacto climático vinculante para substituir o Protocolo de Kyoto até 2015. Parece improvável que grandes emissores, como os Estados Unidos, aumentem suas ambições em breve, mas a proposta da UE se mantém, afirmou Runge-Metzger.

"Todo mundo está observando os EUA e se os EUA também são capazes de aumentar seu nível de ambição, mas em Washington há um impasse completo em termos de políticas climáticas", afirmou Runge-Metzger. "Isso teve um efeito dominó. Outros países grandes, como a China, afirmaram que já cumpriram o que prometeram em Cancún e agora os outros precisam se envolver", acrescentou ele.

Os países em desenvolvimento, que são os mais vulneráveis aos impactos da mudança climática, têm regras mais recentes para o clima em comparação à UE e ainda têm de implementar medidas internas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade