PUBLICIDADE

EUA: jovem visita parque onde contraiu 'ameba comedora de cérebros'

8 out 2013 - 17h00
(atualizado às 17h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Kali Hardig, 12 anos, sobreviveu a uma rara contaminação por uma ameba que "devora" o cérebro
Kali Hardig, 12 anos, sobreviveu a uma rara contaminação por uma ameba que "devora" o cérebro
Foto: AP

A jovem Kali Hardig, 12 anos, que sobreviveu a uma infecção por uma "ameba devoradora de cérebros" visitou o parque aquático onde contraiu o parasita, no estado americano de Arkansas. Ela voltou ao local na segunda-feira para ajudar a divulgar um torneio de pesca que vai acontecer no próximo fim de semana para juntar fundos à família da adolescente.

Ela deixou o hospital no mês passado, após quase sete semanas internada. O caso da americana é o terceiro registrado nos últimos 50 anos de uma pessoa a sobreviver a esse tipo de infecção.  Segundo registros anteriores, somente uma criança na Califórnia e outra no México resistiram à Naegleria fowleri, que causa a infecção que acometeu Kali Hardig.

Chamada de "ameba comedora de cérebros", segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, a ameba vive na água e entra no corpo pelo nariz, de onde segue até o cérebro. Não há risco de ser infectado ao beber água. A chance de contaminação é de uma em 33 milhões e, nos Estados Unidos, só foram registrados 128 casos desde 1962.

Ela esteve no parque onde contraiu a ameba
Ela esteve no parque onde contraiu a ameba
Foto: AP

Os donos do parque aquático, David e Lou Ann Ratliff, proibiram a entrada no lago com fundo de areia após ser revelada a contaminação pela ameba. A família da jovem, no entanto, preferiu não culpar os proprietários do local pela doença da filha, que foi classificada como uma fatalidade.

Menino morre após infecção pela mesma ameba

Também nos Estados Unidos, um menino de 12 anos morreu em agosto após ter sido contaminado pela mesma ameba. A morte foi confirmada pelo pai do garoto através de um perfil no Facebook que dava detalhes sobre o estado de saúde da criança.

O menino foi internado no Miami Children's Hospital com sintomas do que parecia ser uma forte gripe, mas os médicos descobriram que tinha sido infectado pela ameba. Aparentemente, Reyna brincava no dia 3 de agosto em um canal da cidade de Labelle, no sul da Flórida, onde provavelmente contraiu o parasita.

Fonte: Informações da AP
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade