PUBLICIDADE

Estudo aponta motivo para listras das zebras

1 abr 2014 - 16h59
Compartilhar

As zebras têm suas listras para evitar que sejam atacadas por mosquitos, segundo um novo estudo, que pretende encerrar um debate que já dura cerca de 140 anos.

A disputa sobre como as zebras conseguiram seu visual característico foi iniciada na década de 1870 pelos criadores da Teoria da Evolução, Charles Darwin e Alfred Russel Wallace.

A partir de então, camuflagem contra predadores, uma maneira de repelir o calor ou um indicativo de identidade de grupo foram algumas das alternativas apresentadas para as funções das listras.

Mas um novo estudo, publicado no "Nature Communications" nesta terça-feira, indica que o verdadeiro papel é evitar mosquitos parasitas.

Experimentos realizados em 2013 mostraram que os insetos evitam superfícies listradas, preferindo as lisas.

A pesquisa, liderada por Tim Caro, da Universidade da Califórnia, indica que não existe uma solução definitiva para o mistério, mas que a teoria apresentada é a melhor aposta.

Apesar de as zebras estarem frequentemente na mesma região que dois tipos de mosquitos - Tabanus e Glossina - que se alimentam de animais equinos, e de sua pele ser mais fina, o nível de sangue de zebras encontrado nos insetos foi menor do que nas outras espécies.

Sobre as outras teorias, o texto diz que não existe uma evidência consistente para as funções de camuflagem, gerenciamento de calor ou interação social.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade