PUBLICIDADE

Espécie de ave descoberta recentemente no Brasil está em perigo de extinção

20 set 2014 - 15h11
Compartilhar

Uma nova espécie de ave descoberta neste ano na Bahia, a Scytalopus gonzagai, corre perigo de extinção, alertaram neste sábado os biólogos que a estudaram e catalogaram.

A ave, popularmente conhecida como macuquinho-preto-baiano, foi localizado em uma faixa estreita de Mata Atlântica no litoral da Bahia.

"Fizemos um cálculo e, depois, uma ampliação, que indicou que há em torno de 2.888 pássaros da espécie. O cálculo foi estopim para a conclusão (perigo de extinção)", afirmou o especialista em ornitologia Giovanni Nachtigall Maurício.

Os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza estabelecem que espécies com menos de 2.500 exemplares são consideradas "criticamente em perigo", e as possuem entre 2.500 e 10 mil estão "em perigo" de extinção.

Nachtigall, professor da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, afirmou que a nova ave começou a ser investigada em 1993, mas só neste ano se teve certeza de que se tratava de uma nova espécie, diferente do macuquinho-preto comum.

As asas maiores e o canto mais forte permitiram aos especialistas distinguir claramente a nova espécie.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade