PUBLICIDADE

vc repórter: ocultação de Saturno pela Lua é observada no País

21 mar 2014 - 13h47
(atualizado às 13h51)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Saturno foi visto logo após ser ocultado pela Lua em Fortaleza; imagem registrada no bairro Farias Brito</p>
Saturno foi visto logo após ser ocultado pela Lua em Fortaleza; imagem registrada no bairro Farias Brito
Foto: Christine Leão / vc repórter

A ocultação de Saturno pela Lua pôde ser observada por brasileiros de quase todo o País na noite da última quinta-feira. O fenômeno começou por volta das 21h e foi percebido por quem olhou para o céu a partir das 22h, quando a Lua ganhou altura e ficou mais fácil de ser vista. O planeta foi encoberto pelo satélite natural.

De acordo com a agência meteorológica Climatempo, somente os moradores do Rio Grande do Sul não puderam acompanhar o fenômeno. No Estado, Saturno só pôde ser visto bem próximo da Lua, mas não foi ocultado.

Em capitais do Norte, como Boa Vista (RR), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), só foi possível ver o reaparecimento do planeta.

Já nas demais regiões do País, o fenômeno foi completo. Em Fortaleza, capital do Ceará, a ocultação foi vista entre 22h10 e 23h05. No Rio de Janeiro aconteceu entre 22h29 e 23h21. Em Goiânia das 22h17 às 23h13 e em Curitiba das 22h38 às 23h12.

Segundo Marcos Calil, coordenador científico do Planetário e Teatro Digital de Santo André e consultor de astronomia da Climatempo, o fenômeno é considerado raro. “A gente tem várias ocultações de estrelas pela Lua, mas conseguir observar a de um planeta, a olho nu, é muito raro”, explica.

A leitora Christine Leão, de Fortaleza (CE), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade