PUBLICIDADE

vc repórter: Lua poderá ser vista perto de Saturno nesta 3ª

Aproximação aparente entre os objetos celestes poderá ser observada a partir das 19h

10 jun 2014 - 15h39
Compartilhar
Exibir comentários

Os astros prometem um espetáculo para a noite desta terça-feira. Segundo Marcos Calil, coordenador científico do Planetário e Teatro digital de Santo André e consultor de astronomia da agência meteorológica Climatempo, após as 19h será possível observar a olho nu a aproximação entre a Lua e Saturno. O especialista afirma que o evento, apesar de belo, não é raro e pode ser visto no céu, praticamente, em todos os meses.

Fenômeno semelhante aconteceu entre a Lua e Marte, no último sábado
Fenômeno semelhante aconteceu entre a Lua e Marte, no último sábado
Foto: JRFrogeri / vc repórter

Siga o vc repórter no Twitter

Marcos afirmou que, neste caso, a aproximação dos astros é apenas aparente para quem os observa da Terra. Em situações menos comuns, ocorre a chamada conjunção. “É a configuração apresentada por dois objetos celestes no instante em que suas longitudes geocêntricas, ou suas ascensões retas atingem o mesmo valor. Longitude e ascensões retas são coordenadas que auxiliam a localização dos objetos celestes no céu”, explicou.

Um fato semelhante ao que se dará na noite desta terça-feira aconteceu no último sábado. A aproximação entre Marte e a Lua pode ser apreciada. Informações da Climatempo apontam que os astros estavam próximos à constelação de Virgem no momento do ocorrido. 

De acordo com Marcos, o mesmo pode acontecer com todos os planetas do Sistema Solar, estrelas e outros objetos celestes. “Não (é um fenômeno raro). Basicamente, todo mês isso ocorre. E não apenas com Marte, mas também com todos os planetas do Sistema Solar, estrelas e outros objetos celestes. Mas, não deixa de ser um belo espetáculo para ser apreciado, fotografado e um auxiliador para localizar os planetas com facilidade”, afirmou.

Quanto às conjunções, de fato, o astrônomo disse que a próxima se dará em ascensão reta no dia 14 de junho de 2015, às 10h08 (horário de Brasília). Em longitude, o fenômeno acontecerá às 12h56 (horário de Brasília).

O leitor JRFrogeri, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade