PUBLICIDADE

vc repórter: internautas de SP registram alinhamento planetário

27 mai 2013 - 13h14
(atualizado em 31/5/2013 às 18h11)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O internauta Jurcy Querido registrou os três pontos luminosos no céu de Guaratinguetá, no interior paulista</p>
O internauta Jurcy Querido registrou os três pontos luminosos no céu de Guaratinguetá, no interior paulista
Foto: Jurcy Querido / vc repórter

Um raro alinhamento planetário pôde ser visto por quem observou atentamente o céu no início da noite do último domingo. A formação celestial foi visível a olho nu mesmo em cidades bastante iluminadas, como São Paulo.

Do bairro de Santa Cecília, na região central de São Paulo, o internauta JrFrogeri registrou o momento do alinhamento planetário pela janela de seu apartamento. Já Jurcy Querido fotografou o fenômeno de Guaratinguetá, no interior paulista. Nas imagens, é possível observar os três pontos luminosos que formaram um triângulo de luz brilhante no céu do Ocidente. Vênus, Júpiter e Mercúrio se alinharam cerca de 30 minutos após o pôr do sol do último domingo.

De acordo com a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, conjunções como esta são relativamente raras. A última ocorreu em maio de 2011, e a próxima deve ser vista apenas no segundo semestre de 2015.

<p>Pouco após o pôr do sol, Vênus, Júpiter e Mercúrio ficaram em evidência no céu, e até mesmo quem mora em cidades mais iluminadas, como São Paulo, pôde ver o alinhamento</p>
Pouco após o pôr do sol, Vênus, Júpiter e Mercúrio ficaram em evidência no céu, e até mesmo quem mora em cidades mais iluminadas, como São Paulo, pôde ver o alinhamento
Foto: JRFrogeri / vc repórter

"Essa (conjunção) tripla é especialmente boa porque envolve os três planetas mais brilhantes do céu escuro em maio", afirmou a Nasa em sua página na internet.

No domingo, o Mercúrio formou o topo do triângulo. Nesta segunda-feira, Vênus e Júpiter estarão lado a lado, a menos de 1 grau de distância. "Depois disso, Vênus e Mercúrio vão continuar subindo mais alto no céu escuro, enquanto Júpiter cai em direção ao sol", afirmou a revista StarDate, da Universidade do Texas, em seu site.

Os internautas Jurcy Querido, de Guaratinguetá (SP) e JrFrogeri, de São Paulo (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade