PUBLICIDADE

vc repórter: eclipse penumbral da Lua é registrado no Brasil

19 out 2013 - 11h59
(atualizado às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Eclipse penumbral da Lua foi observado da cidade de Paulista, em Pernambuco
Eclipse penumbral da Lua foi observado da cidade de Paulista, em Pernambuco
Foto: Léo Melo / vc repórter

Um eclipse penumbral da Lua pôde ser observado no céu de todo o Brasil na noite da última sexta-feira. O fenômeno teve início às 18h51 e seguiu até 22h51, no horário de Brasília, mas, em alguns estados, a visibilidade foi prejudicada pelo excesso de nuvens.

De acordo com a agência meteorológica Climatempo, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Acre, Mato Grosso do Sul e a fronteira do Sul com a Argentina e o Paraguai estiveram entre os locais com melhores condições de observação do eclipse.

Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua passa pela sombra da Terra. O planeta Terra fica entre o Sol e a Lua. Assim, a sombra da Terra esconde total ou parcialmente a Lua.

No entanto, o fenômeno ocorrido nessa sexta é considerado pelos astrônomos como penumbral, já que neste tipo de evento a Lua entra apenas na faixa de penumbra e fica suavemente escondida.

“É como se colocássemos um véu negro transparente entre a Terra e a Lua. No eclipse total, o disco lunar fica totalmente escuro, encoberto pela sobra da Terra”, explica a meteorologista Josélia Pegorim.

"Vale lembrar que em casos como este a Lua perde levemente sua cor prateada, apresentando um leve e modesto tom de cinza, fato perceptível para quem está acostumado a observar a Lua nas grandes cidades com poluição luminosa", diz o consultor em astronomia Marcos Calil. 

"Já quem reside fora das cidades com poluição luminosa pode perceber que no ecliplse penumbral a Lua não produz a habitual sombra das pessoas ou objetos", completa Calil. 

O internauta Léo Melo, de Paulista (PE), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade