PUBLICIDADE

vc repórter: cientistas planejam usar satélite para conter asteroide

19 abr 2012 - 10h02
Compartilhar

Cientistas da Academia de Ciências da Rússia planejam utilizar um satélite para especificar o caminho percorrido pelo asteroide 99942 Apophis, que pode colidir com a Terra daqui alguns anos. Os russos desejam colocar o satélite na órbita do corpo celeste até 2020. As informações são do portal russo Pravda.

De acordo com a Nasa, a agência espacial americana, o asteroide, que foi descoberto em 2004, possui seis chances de colidir com a Terra. A mais próxima seria em 2036 - caso não ocorra, há possibilidades catalogadas em 2056, 2068 (duas vezes), 2076 e 2103.

O satélite planejado pelos russos também recolherá informações sobre as características físicas e os componentes químicos do corpo, como seu solo, estrutura e espaço ao seu redor. O órgão russo afirma que o projeto pode ser realizado a partir de 2015.

A Nasa calcula que o impacto, caso ocorra, seria em uma velocidade de cerca de 12 km/seg. O diâmetro do asteroide é de 270m. Apesar de ser o asteroide com maior possibilidade de colisão com a Terra, ele não se encontra na escala Torino, medida que aponta os maiores riscos de encontro do planeta com asteroides.

Segundo cálculos, em 2029 o Apophis ficará a aproximadamente 58 mil km da Terra, passando a estar nas imediações do planeta, o que pode mudar sua órbita e causar a colisão a partir de 2036.

Uma das ideias já apontadas como possíveis soluções seria o uso de armas nucleares, que destruiriam o asteroide quando ele se encontrasse a uma distância da Terra em que o planeta não seria atingido.

O internauta Ricardo Silva, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade