PUBLICIDADE

vc repórter: câmera flagra meteoro no céu da Turquia

13 dez 2012 - 21h06
(atualizado às 21h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Caiu na web, na última quarta-feira, um vídeo que registra a passagem de um suposto meteoro no céu da Turquia. As imagens, gravadas em diversos ângulos por câmeras de segurança, e veiculadas pela emissora turca TRT Haber, mostram o grande clarão formado pelo que provavelmente é um pequeno meteoro. Confira o vídeo aqui.

Câmeras de segurança registraram o momento em que meteoro cruza o céu da Turquia
Câmeras de segurança registraram o momento em que meteoro cruza o céu da Turquia
Foto: Youtube / Reprodução

De acordo com o astrofísico da UFSCar Gustavo Rojas, doutor em Astronomia, é bem provável que trate-se realmente de um meteoro, conhecido popularmente como estrela-cadente, que ficou incandescente ao penetrar a atmosfera.

Fenômenos como esses são comuns. Mas nem sempre é possível ter as imagens do meteoro, já que grande parte deles aparece em lugares inabitados, como no meio de oceanos, ou durante o dia, quando a luminosidade não permite sua observação. Segundo Rojas, é provável que o tamanho do meteoro registrado no vídeo varie entre algo como uma laranja ou uma melancia, e que tenha se desintegrado completamente até chegar ao solo.

Chuva de meteoros

A queda da rocha espacial também pode estar ligada a um fenômeno cíclico, previsto para acontecer neste período do ano. “Estamos na época da chuva de meteoros geminídeos, e é bem provável que o meteoro capturado pela câmera seja associado a esta chuva”, conta.

Os meteoros geminídeos são restos do asteroide 3200 Phatheon, que se fragmentou em inúmeras partículas multicoloridas. Todo ano, quando a Terra se aproxima da região em que estão estes fragmentos, acontece a chuva de meteoros geminídeos. O nome da chuva se deve à proximidade dos meteoros com a constelação de Gêmeos.

Segundo Rojas, a madrugada de sexta-feira será ideal para observar as estrelas-cadentes no céu. “O ápice da chuva de meteoros geminídeos será na madrugada entre quinta e sexta-feira, mas já houve registros na noite de hoje, e sábado pode ocorrer também, em menor quantidade. Quem estiver em um lugar com o céu limpo, escuro e afastado da cidade, poderá observar a olho nu dezenas de pequenos meteoros no céu”.

O astrofísico não descarta, no entanto, a possibilidade de um meteorito de maior extensão chegar ao solo. “É imprevisível. Pode-se dizer que a maior parte dos fragmentos é pequena, e não chegará ao solo, mas pode acontecer de meteoritos caírem na Terra".

O estudioso ressalta ainda, uma confusão comum, feita inclusive entre muitos profissionais da área. “Meteoro é o fenômeno luminoso que acontece quando uma rocha ou outro objeto vindo do espaço penetra na atmosfera terrestre. Se eventualmente sobra alguma coisa dessa rocha, chamamos o fragmento de meteorito. Portanto, não é correto afirmar que um meteoro caiu na Terra, embora essa seja uma confusão que até mesmo nós, astrônomos, fazemos de vez em quando”.

O internauta Ricardo Silva , de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade