3 eventos ao vivo

vc repórter: asteroide passará próximo a Terra nesta sexta-feira

12 set 2012
17h42

Um asteroide de 300 metros deve passar próximo a Terra nesta sexta-feira, 14. Denominado 2012 QG42, ele estará a 2.85 milhões de km do planeta, distância considerada pequena em termos espaciais.

Segundo Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), apesar de não representar perigo, a rocha foi classificada como PHA (Asteroide Potencialmente Perigoso). Essa denominação é utilizada em asteroides que ultrapassam 100 metros e passam a uma distância de até dez vezes o percurso entre a Terra e a Lua, que é de 384.401 km.

De acordo com o astrofísico, o QG42 é proveniente do cinturão de asteroides entre as órbitas de Marte e Júpiter. De magnitude 15, seu brilho é comparado ao de Plutão.

Descoberto no último dia 28 de agosto, o corpo segue em direção ao sol e só poderá ser visto através de telescópios potentes, com abertura mínima de 30 cm e que estejam direcionados a Constelação de Hércules.

O internauta Ricardo Silva, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
publicidade