PUBLICIDADE

vc repórter: asteroide passará próximo à Terra nesta quarta

3 abr 2012 - 13h28
Compartilhar

O asteroide 2012 FA57 passará a cerca de 420 mil km da Terra na próxima quarta-feira, 4, informou a agência espacial americana (Nasa). O corpo celeste se deslocará a aproximadamente 1,1 LD (distâncias lunares) do planeta.

A figura acima mostra uma parte da mais ampla imagem profunda do céu já feita utilizando radiação infravermelha. Obtida pelo telescópio VISTA no Observatório Paranal do ESO, no Chile, a  imagem mostra a região conhecida como campo COSMOS, na constelação do Sextante
A figura acima mostra uma parte da mais ampla imagem profunda do céu já feita utilizando radiação infravermelha. Obtida pelo telescópio VISTA no Observatório Paranal do ESO, no Chile, a imagem mostra a região conhecida como campo COSMOS, na constelação do Sextante
Foto: ESO / Divulgação

O 2012 FA57 possui, segundo estimativa do Jet Propulsion Laboratory (JPL), entre 17 e 37 metros de diâmetro. O JPL é o órgão que coordena esforços da Nasa para detectar, rastrear e caracterizar asteroides potencialmente perigosos e cometas que se aproximam da Terra.

O corpo se desloca pela atmosfera a cerca de 9 km/s. O risco de impacto com a terra, de acordo com as 36 análises realizadas nos últimos cinco dias, é considerado muito baixo nas escalas utilizadas pela Nasa.

Outros dois asteroides detectados pelo JPL alcançarão nesta quarta-feira a maior proximidade com a Terra, mas ambos a mais de 700 mil km da órbita terrestre. No último domingo, 1, o asteroide 2012 EG5 passou a 230 mil km de distância da Terra.

O internauta Ricardo Silva, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade