PUBLICIDADE

vc repórter: asteroide de 48 m passa perto da Terra no domingo

30 mar 2012 - 09h24
(atualizado às 09h34)
Compartilhar

Um asteroide com tamanho estimado de 48 metros de diâmetro passará próximo à Terra no próximo domingo, dia 1º de abril. Batizado de 2012 EG5, o corpo celeste não deverá oferecer nenhum risco ao planeta, segundo informou a agência espacial americana (Nasa), na última quinta-feira (29).

A informação foi postada no perfil de Twitter do Jet Propulsion Laboratory (JPL), órgão que coordena esforços da Nasa para detectar, rastrear e caracterizar asteroides potencialmente perigosos e cometas que se aproximam da Terra.

O asteroide se deslocará a aproximadamente 0,6 LD (distâncias lunares) da Terra, o que equivale a 230,000 km de distância.

O internauta Ricardo Silva, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

A figura acima mostra uma parte da mais ampla imagem profunda do céu já feita utilizando radiação infravermelha. Obtida pelo telescópio VISTA no Observatório Paranal do ESO, no Chile, a  imagem mostra a região conhecida como campo COSMOS, na constelação do Sextante
A figura acima mostra uma parte da mais ampla imagem profunda do céu já feita utilizando radiação infravermelha. Obtida pelo telescópio VISTA no Observatório Paranal do ESO, no Chile, a imagem mostra a região conhecida como campo COSMOS, na constelação do Sextante
Foto: ESO / Divulgação
vc repórter
Compartilhar
Publicidade