PUBLICIDADE

vc repórter: aproximação entre Vênus e a Lua embeleza o céu no País

26 fev 2014 - 11h18
(atualizado às 11h26)
Compartilhar
Exibir comentários
A aproximação entre Vênus e a Lua foi registrada durante a madrugada em Fortaleza, no Ceará
A aproximação entre Vênus e a Lua foi registrada durante a madrugada em Fortaleza, no Ceará
Foto: Christine Leão / vc repórter

A aproximação entre a Lua e Vênus, o planeta mais brilhante visível da Terra a olho nu, pôde ser acompanhada por brasileiros de todo o País na madrugada desta quarta-feira. Por volta das 3h, no quadrante leste do céu, houve o alinhamento entre os astros. O fenômeno foi observado até o início da manhã, pouco após o nascer do Sol.

“É um fato comum para a astronomia, mas que tem uma beleza singular. Essas aproximações acontecem com frequência com os cinco planetas que podem ser vistos da Terra sem o auxílio de equipamentos: Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno e Vênus”, explica Marcos Calil, coordenador científico do Planetário e Teatro digital de Santo André e consultor de astronomia da agência meteorológica Climatempo.

<p>Fenômeno da luz cinérea também pôde ser visto nesta quarta-feira; foto registrada em Paulista, Pernambuco</p>
Fenômeno da luz cinérea também pôde ser visto nesta quarta-feira; foto registrada em Paulista, Pernambuco
Foto: Léo Melo / vc repórter

Além da proximidade entre os astros, a Lua também apareceu diferente. Nessa madrugada foi possível acompanhar a luz cinérea, fenômeno observado sempre na fase próxima à Lua Nova, logo antes do quarto crescente ou depois do quarto minguante. Nesse período a parte escura da Lua recebe um tom cinzento pela luz do Sol refletida pela Terra. 

No dia 8 de setembro do ano passado, Vênus foi completamente encoberto pela Lua. O fenômeno – chamado de ocultação- ocorreu por volta das 19h e foi visto em muitas cidades do Sul situadas abaixo de Florianópolis, ou seja, em latitudes Sul maiores que 27 graus. Em outras áreas do País, somente foi possível observar a proximidade do astro com o satélite natural.

Segundo Marcos, no próximo mês grande parte do Brasil, exceto a região do extremo Sul, poderá observar uma nova ocultação. Desta vez, Saturno será ocultado pela Lua no dia 20 de março. O fenômeno acontece às 22h28 no Rio de Janeiro, às 22h31 em São Paulo, às 22h38 em Curitiba e às 22h46 em Florianópolis.

“O ideal é que as pessoas comecem a observar Saturno, que pode ser identificado como um ponto amarelo na parte de baixo da Lua, por volta das 22h. Após o fenômeno da ocultação, o planeta reaparecerá na parte de cima da Lua, por volta das 23h20”, diz Calil.

Os leitores Léo Melo, de Paulista (PE), e Christine Leão, de Fortaleza (CE), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade