0

vc repórter: alinhamento de Vênus e Lua rende lindas imagens

27 mar 2012
17h46
atualizado em 28/3/2012 às 13h28

Um fenômeno foi observado no céu de algumas cidades do Brasil nos últimos dias e ainda poderá ser visto até esta quarta-feira. Olhando da terra é possível observar, com um céu limpo e sem nuvens, o alinhamento entre Vênus e a Lua, mostrando dois pontos extremamente brilhantes e evidentes.

Segundo o professor Roberto Costa, do departamento de astronomia da Universidade de São Paulo (USP), esse brilho é forte porque a Terra está muito perto de Vênus. Além de ser tão grande quanto nosso planeta, o astro vizinho tem uma camada muito espessa e reflete a luz do sol com facilidade.

"O que se viu ontem e antes de ontem, e poderá ser visto hoje e com sorte amanhã, é que Lua e Vênus estão na mesma direção olhados daqui da Terra. Isso não quer dizer que estão próximos. É um distância bem grande, mas é um fenômeno interessante", afirmou Roberto Costa.

De acordo com o profissional, esse fato não é considerado raro pelos astrônomos e pode ser observado de poucos em poucos meses. Porém, o fenômeno dura pouco tempo, já que a Lua se movimenta rápido demais em relação aos planetas.

Os internautas Henrique Yasuda, de São Paulo (SP), Erico Nobre, de Mogi das Cruzes (SP), Mario Florio, de Catanduva (SP), e Rudá Moura, de Porto Alegre (RS), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui .

Lua e Vênus se alinham e apresentam lindas imagens à Terra
Lua e Vênus se alinham e apresentam lindas imagens à Terra
Foto: Henrique Yasuda / vc repórter
vc repórter

compartilhe

publicidade
publicidade