PUBLICIDADE

Um dia após meteorito na Rússia, bola de fogo é vista no céu da Califórnia

16 fev 2013 - 04h23
(atualizado às 09h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma bola de fogo foi vista na madrugada deste sábado (horário de Brasília) no céu da baía de São Francisco, no litoral da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos. As informações são da rede NBC.

Ainda não esclarecido, o evento aconteceu por volta das 19h45, no horário local. Moradores das cidades de São Francisco, Sacramento, San Jose, Newark, Walnut Craik, Santa Clara e Santa Helena teriam testemunhado o caso. 

"Após passar o dia cobrindo asteroides e meteoros, eu vi uma bola de fogo no céu de São Francisco", declarou Jodi Hernandez, repórter da NBC

"A bola era verde clara e parecia cair em direção ao solo. Com o tempo, tomou um aspecto amarelado. Foi incrível", escreveu Candice Guruwaiya, moradora de San Jose, no Facebook.

Também residente em San Jose, Gina Johnson relatou já ter visto um objeto semelhante no céu da cidade: "parecia algo que eu vi no último mês de outubro, mas um pouco menor. Era esverdeado, assim como vi em outubro. Todos no estacionamento em que eu estava pararam para ver", descreveu. 

Queda de meteorito na Rússia

Veja flagrantes após queda de meteorito na Rússia:

Um meteorito caiu na sexta-feira em uma zona povoada da região russa dos Urais, onde deixou pelo menos 950 feridos e causou pânico entre a população. A princípio, os moradores pensaram se tratar de uma chuva de meteoritos, o que foi negado pela agência espacial russa, Roscomos. "É um corpo celeste, um meteorito, que se movimentava a uma velocidade de 30 quilômetros por segundo a uma trajetória baixa", informou a agência.

Alguns cientistas relacionaram a queda com o asteroide denominado 2012 DA14, que passou, também na sexta, a apenas 27 mil quilômetros da Terra, a maior aproximação registrada de um objeto cósmico perigoso ao nosso planeta. No entanto, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) negou qualquer relação entre os dois eventos.

O meteorito caiu a cerca de 80 quilômetros da cidade de Satka, por volta das 09h20 local (1h20, horário de Brasília), mas a onda expansiva afetou várias regiões adjacentes e até à vizinha república centro-asiática do Cazaquistão. A queda do objeto provocou explosões sucessivas, destruindo vidraças, derrubando paredes e causando pânico entre os moradores. Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos duas pessoas estariam internadas em estado grave e outras 22 apresentaram diversos traumas.

Também na sexta, moradores da cidade de Rodas, província de Cienfuegos, em Cuba, disseram ter presenciado a queda e a explosão de um corpo celeste na noite de quarta-feira. Segundo informações de uma emissora local, os cubanos afirmam que o corpo celeste explodiu no céu, provocando uma luz intensa e fazendo as casas do município tremerem. O feixe de luz teria o tamanho de um ônibus. Já no sábado, Uma bola de fogo foi vista na madrugada (pelo horário de Brasília) no céu da baía de São Francisco, no litoral da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade