PUBLICIDADE

Telescópio registra 'locais secretos' para abrigar novas estrelas

23 jan 2013 - 10h23
(atualizado às 10h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma nova imagem divulgada nesta quarta-feira pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) mostra as nuvens de poeira cósmica na região de Orion. Embora as nuvens densas sejam escuras, a câmera do telescópio Apex conseguiu detectar o calor emitido pelos grãos de poeira e revelar os "locais secretos" onde as novas estrelas se formam.

A imagem da região de Orion revela os locais secretos onde novas estrelas se formam
A imagem da região de Orion revela os locais secretos onde novas estrelas se formam
Foto: ESO/Divulgação

No espaço, as nuvens densas de gás e poeira são os locais onde nascem as novas estrelas, no entanto, na radiação visível a poeira aparece escura, escontendo as estrelas que estão abaixo. Os telescópios que utilizam maior comprimento de onda, ajudam os astrônomos a desvendar o nascimento dessas estrelas. O Apex, localizado no Chile, é o maior telescópio do Hemisfério Sul a fazer esse trabalho.

Situado na constelação de Orion, a 1,5 mil anos-luz de distância da Terra, o Complexo da Nuvem Molecular de Orion é a região mais próxima de nós onde se formam estrelas em grande número, contendo, por isso, um tesouro de nebulosas brilhantes, nuvens escuras e estrelas jovens.

Segundo o ESO, a região brilhante abaixo do centro da imagem é a nebulosa NGC 1999, chamada pelos astrônomos de nebulosa de reflexão, já que o brilho azul da radiação estelar é refletido pelas nuvens de poeira. A nebulosa é principalmente iluminada pela radiação energética emitida pela jovem estrela V380 Orionis, que se encontra no seu centro.

A imagem também mostra uma região escura ao centro. Normalmente essa região indicaria uma nuvem densa de poeira cósmica, obscurecendo as estrelas e a nebulosa por trás. No entanto, "nesta imagem pode-se ver que a região permanece estranhamente escura, mesmo quando incluímos as observações do APEX", disse o ESO ao afirmar que, graças a essas observações, os astrônomos pensam que esta região é um buraco ou cavidade na nebulosa, escavada pelo material que flui da estrela V380 Orionis. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade