PUBLICIDADE

Telescópio registra aumento de brilho do "cometa do século"

18 nov 2013 - 16h11
(atualizado às 16h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Radiação do Sol fez com que cometa liberasse gás
Radiação do Sol fez com que cometa liberasse gás
Foto: Trappist/E. Jehin/ESO / Divulgação

O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta segunda-feira uma imagem feita na última sexta do cometa Ison. O registro foi feito pelo telescópio belga Trappist, instalado em La Silla, no Chile, e que monitora o cometa desde meados de outubro.

O Ison está se aproximando do Sol e a radiação da estrela já causou duas "liberações" de gás, em 1º e 13 de novembro, que aumentaram o brilho do objeto. O cometa vai passar muito perto do Sol (a cerca de 1,2 milhões de quilômetros, menos que o diâmetro da própria estrela) e o calor fará ainda mais gás sublimar. O problema é que a energia pode evaporar totalmente a bola de gelo. 

Contudo, se o Ison sobreviver ao encontro, pode se tornar muito brilhante no céu - alguns astrônomos preveem que ele possa ser o "cometa do século". Foram feitas quatro exposições de 30 segundos cada - com filtros azulo, verde, vermelho e infravermelho próximo. É por isso que as estrelas ao fundo aparecem como pontos coloridos.

Quem quiser ver o Ison, pode observá-lo com o auxílio de um bom par de binóculos. Ele estará a leste, mas é preciso estar acordado durante a madrugada e em um local escuro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade