PUBLICIDADE

Telescópio da Nasa registra interior de aglomerado de estrelas

5 nov 2012 - 14h40
Compartilhar

O telescópio espacial Hubble da Nasa registrou uma vista impressionante do centro do aglomerado NGC 6362, localizado há 25 milhões de anos-luz da Terra. A imagem, criada da combinação de imagens ultravioleta, visual e infravermelhas, mostra o interior do grupo, que contém uma grande concentração de estrelas de cores variadas.

Imagem mostra o interior do aglomerado, com uma grande concentração de estrelas de cores variadas
Imagem mostra o interior do aglomerado, com uma grande concentração de estrelas de cores variadas
Foto: Nasa / Divulgação

Os aglomerados globulares são compostos de estrelas antigas, que com cerca de 10 bilhões de anos são mais velhas que o Sol. Esses grupos de estrelas são comuns entre mais de 150 conhecidas em nossa galáxia, a Via Láctea. Eles estão entre as mais velhas estruturas do Universo que são acessíveis a investigações observacionais diretas, fazendo deles "fósseis sobreviventes dos primeiros anos do cosmos."

Astrônomos deduzem propriedades importantes de aglomerados globulares olhando para a luz de suas estrelas integrantes. Por muitos anos, elas foram consideradas como laboratórios ideais para testar a teoria padrão de evolução estelar. Além disso, a teoria sugere que grande parte das estrelas em um aglomerado deva ter idades parecidas.

Recentemente, medidas precisas feitas em diversos grupos de estrelas, primeiramente com o telescópio Hubble, levaram alguns pesquisadores a questionar tal teoria. Principalmente, segundo a Nasa, certas estrelas que aparentavam ser mais jovens e mais azuis do que as companheiras presentes na NGC 6362.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade