PUBLICIDADE

Stephen Hawking anuncia intenção de viajar ao espaço

Cientista britânico diz que condição imposta por doença não é impeditivo para viagem espacial

1 mai 2013 - 09h43
(atualizado às 11h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O cientista britânico Stephen Hawking, 71 anos, que há décadas sofre com uma doença degenerativa, disse na terça-feira que tem planos de viajar para o espaço e que sua condição física não o impediria de atingir seu objetivo.

Nascido na cidade inglesa de Oxford em 8 de janeiro de 1942, Stephen Hawking sempre acreditou que a ciência era seu destino.  Para comemorar o 70º aniversário do físico mais famoso da atualidade, o Terra preparou uma galeria especial sobre a sua trajetória
Nascido na cidade inglesa de Oxford em 8 de janeiro de 1942, Stephen Hawking sempre acreditou que a ciência era seu destino. Para comemorar o 70º aniversário do físico mais famoso da atualidade, o Terra preparou uma galeria especial sobre a sua trajetória
Foto: Divulgação / AFP

Em uma incomum aparição pública, o autor de Uma breve história do tempo e diretor do centro de pesquisa cosmológica de Cambridge (Inglaterra) participou em Londres de um ato em apoio à associação Breathe On UK, que apoia famílias de crianças doentes que, como ele, recebem ventilação mecânica de longa duração.

Em seu discurso, o primeiro após vários meses afastado da esfera pública, o cientista explicou que receber este tratamento no último ano e meio não modificou seu estilo de vida e não o impede de seguir com sua vida, informou nesta quarta o jornal Daily Telegraph.

"Desde que tenho ventilação fui a Bruxelas, Ilha de Man, Genebra, Canadá, estive duas vezes na Califórnia e espero ir ao espaço com os voos da Virgin Galactic de Richard Branson", declarou com a ajuda de um computador.

Branson, proprietário do grupo Virgin, e seus dois filhos serão os primeiros passageiros dos voos turísticos ao espaço que começarão a operar no final de ano, após vários atrasos.

Hawking utiliza cadeira de rodas desde a década de 1960, quando desenvolveu esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que o deixou completamente paralisado, mas que não interrompeu sua atividade intelectual e acadêmica.

Em 2007, o cientista teve uma experiência de gravidade zero em um voo especial, algo que despertou seu interesse pelo espaço.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/ciencia/batalha-cientistas/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/ciencia/batalha-cientistas/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade