PUBLICIDADE

Soyuz parte em direção à Estação Espacial Internacional

8 jun 2011 - 08h42
(atualizado às 09h42)
Compartilhar

A nave espacial Soyuz partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) nesta quarta-feira (no horário local) com um astronauta russo, um norte-americano e um japonês a bordo.

O jato de propulsão deixou um rastro no céu noturno quando a nave decolou da base Baikonur
O jato de propulsão deixou um rastro no céu noturno quando a nave decolou da base Baikonur
Foto: AFP

A nave russa vai levar o cosmonauta Sergei Volkov, o japonês Satoshi Furukawa e o astronauta da Nasa Michael Fossum à estação em órbita depois de uma viagem de dois dias a partir das estepes do Cazaquistão. O jato de propulsão deixou um rastro no céu noturno quando a Soyuz TMA-02M decolou da base Baikonur às 2h12 da madrugada (17h12 de Brasília).

Autoridades no Centro Russo de Controle de Missões, localizado perto de Moscou, parabenizaram a tripulação pelo rádio quando a nave entrou em órbita, minutos depois do lançamento. "Estamos nos sentido bem", disse Volkov à Terra conforme a nave subia. Além da equipe em roupas espaciais brancas, era possível ver o pequeno porco de brinquedo dado pelo filho de Volkov, chamado Nyusha, que virou mascote. "Tudo está em ordem a bordo".

Fossum, um veterano de dois voos espaciais, de 53 anos, acenou para a câmera. Furukawa, de 47 anos, entrou em órbita pela primeira vez, enquanto Volkov, de 38, segue os passos do seu pai Alexander, que passou mais de um ano no espaço sob a bandeira da União Soviética. O trio vai passar seis meses na estação, período que vai incluir o acoplamento do ônibus espacial dos EUA Atlantis, que vai ser lançado no dia 8 de julho pela Nasa (a agência espacial americana) em sua última missão antes que a frota seja aposentada.

Volkov, Furukawa e Fossum serão recepcionados na chegada, marcada para quinta-feira, pelo astronauta da Nasa Ron Garan e pelos russos Andrey Borisenko e Alexander Samokutyayev, que estão na estação desde o mês de abril.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade