PUBLICIDADE

Sonda indiana entra com sucesso na órbita de Marte

Sonda Mangalyaan partiu em 5 de novembro de 2013 e vai estudar a superfície, topografia e atmosfera do planeta

24 set 2014 - 00h53
(atualizado às 12h14)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Cientistas indianos e funcionários da Organização de Pesquisa Espacial comemoram o sucesso da missão Mars Orbiter no complexo de Telemetria, Rastreamento e Comando de Rede em Bangalore, Índia, nesta quarta-feira, 24 de setembro</p>
Cientistas indianos e funcionários da Organização de Pesquisa Espacial comemoram o sucesso da missão Mars Orbiter no complexo de Telemetria, Rastreamento e Comando de Rede em Bangalore, Índia, nesta quarta-feira, 24 de setembro
Foto: Aijaz Rahi / AP

A sonda indiana Mangalyaan entrou nesta quarta-feira na órbita de Marte, o que transforma o país asiático na quarta potência que consegue chegar ao planeta vermelho.

A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) confirmou o êxito de sua primeira sonda marciana, que partiu no dia 5 de novembro da Terra e  levou 300 dias para chegar a órbita de Marte.

A sonda Mangalyaan estudará a superfície, topografia e atmosfera do planeta e se centrará na busca de metano, um dos indicativos da existência de vida.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que presenciou o histórico momento no centro de controle do ISRO, afirmou que seu país conseguiu "quase o impossível".

"As probabilidades estavam contra nós. Das 51 missões que se lançaram até agora apenas 21 tiveram sucessos. Nós conseguimos", disse o líder perante os cientistas do ISRO.

A Índia se une assim a Estados Unidos, Rússia e Agência Espacial Europeia na conquista do planeta vermelho. Por outra parte, a tentativa japonesa em 2003 e a chinesa em 2011 se saldaram com fracassos.

A Nasa felicitou o ISRO por seu êxito. "Damos o parabéns ao ISRO por sua chegada a Marte! MarsOrbiter se une às missões que estudam o planeta vermelho", escreveu a agência especial americana em sua conta no Twitter.

A missão indiana tem um custo de US$ 73 milhões e foi desenvolvida no tempo recorde de 15 meses por mil cientistas, segundo dados do ISRO.

A Índia conta com uma dos programas espaciais mais ativos do mundo, com o lançamento até agora de mais de 100 missões desde sua fundação há pouco mais de meio século.

Em julho deste ano lançou o primeiro satélite de um sistema de navegação próprio similar ao Sistema de Posicionamento Global americano (GPS), que entrará em funcionamento em 2015.

A Índia, que enviou em 2008 sua primeira sonda lunar, tem planos de lançar em 2016 sua primeira missão espacial tripulada.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade