PUBLICIDADE

Nasa confirma aproximação histórica de sonda a Plutão

Sonda que saiu da Terra no ano de 2006 ficou a exatos 12.472 quilômetros do planeta-anão

14 jul 2015 - 11h41
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários

A sonda espacial americana New Horizons fez história ao se aproximar nesta terça-feira (14) a cerca de 12,5 mil quilômetros de Plutão, a menor distância até hoje em relação ao planeta-anão.

"Sim! Depois de mais de nove anos e mais de 3 bilhões de milhas, o voo perto de Plutão aconteceu às 7h49 (8h49 em Brasília)", informou a Nasa em inglês pelo Twitter.

Siga o Terra Notícias no Twitter

A expectativa é que a sonda, que durante sua viagem já divulgou as imagens mais nítidas e próximas a Plutão disponíveis até então, tenha conseguido dados ainda mais precisos sobre a superfície do planeta-anão em sua aproximação, segundo explicaram os responsáveis pelo projeto.

No entanto, a New Horizons não deve se comunicar até as 20h53 de Washington (21h53 GMT) com o centro de controle da missão na Terra, por isso que até então não se saberá se a nave sobreviveu à aproximação em bom estado.

Esta façanha espacial não está isenta de riscos. A nave, que se desloca a 49.889 km/h e pesa 480 quilos, poderia ficar inutilizável em caso de choque com uma rocha do sistema de Plutão.

Visita histórica da sonda promete revelar detalhes do último dos planetas 'clássicos' ainda não explorados
Visita histórica da sonda promete revelar detalhes do último dos planetas 'clássicos' ainda não explorados
Foto: Nasa

A Nasa calcula que o risco de colisão é de 1 para 10 mil, mas lembra que esta missão é voltada "ao desconhecido", por isso nenhuma possibilidade pode ser descartada.

Esse marco cientista chega após nove anos e meio de travessia e 4.828 milhões de quilômetros percorridos com o objetivo de ver de perto um planeta que é um autêntico enigma para os pesquisadores.

Em janeiro de 2006, quando a New Horizons começou a longa viagem, a Nasa disse que Plutão era o único dos nove planetas do Sistema Solar aonde nunca havia chegado uma nave espacial. Poucos meses depois, em agosto, Plutão foi rebaixado à categoria de planeta-anão pela União Astronômica Internacional (UAI).

Graças a essa missão, agora se sabe que Plutão é 80 quilômetros mais largo e tem 2.370 quilômetros a mais de diâmetro do que se pensava.

Assim, Plutão é maior que Eris, um das centenas de milhares de pequenos planetas e objetos situados depois de Netuno na região denominada Cinturão de Kuiper, cujo descobrimento em 1992 acabaria por provocar que Plutão fora rebaixado da categoria de planeta à de planeta-anão.

A nave começou a missão no dia 19 de janeiro de 2006 em um foguete Atlas V que decolou do Cabo Canaveral, na Flórida, no sudeste dos EUA. A bordo da sonda estão as cinzas de Clyde Tombaugh, o astrofísico que em 1930 descobriu o ponto de luz que hoje chamamos Plutão.

Empresa faz votação para escolher nomes de Luas de Plutão:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade