PUBLICIDADE

Sonda espacial da Nasa se aproxima de asteróide gigante

3 mai 2011 - 19h43
(atualizado às 22h13)
Compartilhar

A sonda espacial Dawn encontra-se muito próxima de seu primeiro objetivo: o asteroide gigante Vesta, informou a Nasa nesta terça-feira. Dawn foi lançada há quase quatro anos, em setembro de 2007, e possui a longa e lenta missão de revelar segredos do Sistema Solar através do estudo do asteroide Vesta e do planeta-anão Ceres, devendo percorrer 5 bilhões de km ao final da missão.

Segundo a Nasa, faltam agora três meses para que a nave se aproxime o suficiente do asteroide para que possa começar a orbitá-lo. A agência espacial informou ainda que seus especialistas estão ansiosos para começar a trabalhar em um dos maiores asteroides que orbitam o Sol.

"Nos sentimos um pouco como quando Colombo se aproximou do 'Novo Mundo'", disse Christopher Russel, principal investigador da missão Dawn, com sede na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Após orbitar Vesta por um ano, a nave não tripulada se dirigirá a Ceres, um planeta anão, em 2015, disse a Nasa.

A sonda espacial leva instrumentos fotográficos e científicos para estudar a superfície dos asteróides e analisar sua força gravitacional. A missão da Dawn é ajudar a compreender os primeiros momentos da aparição do sistema solar, há 4,6 bilhões de anos, através da coleta de informações sobre Ceres e Vesta.

Ceres, descoberto em 1801, tem forma esférica e um diâmetro de cerca de 960 km. Os cientistas acreditam que há uma grossa camada de gelo sob a superfície. Em 2006, Ceres foi chamado de planeta anão, se unindo a Plutão e Eris em uma nova definição astronômica. Vesta, descoberto em 1807, é menor que Ceres, com um diâmetro de 520 km e superfície rochosa, sem sinais de água ou calor interno.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade