Sonda entra na órbita de Marte para estudar sua atmosfera

O estudo da camada de gases e do clima do planeta vermelho serão úteis para a preparação e o envio de uma missão tripulada

22 set 2014 - 00h50
<p>Em ilustra&ccedil;&atilde;o fornecida pela NASA, a sonda Maven se aproxima de Marte em uma miss&atilde;o para estudar a atmosfera do planeta vermelho</p>
Em ilustração fornecida pela NASA, a sonda Maven se aproxima de Marte em uma missão para estudar a atmosfera do planeta vermelho
Foto: NASA / AP

A sonda Maven da Nasa alcançou com sucesso neste domingo a órbita de Marte, e em breve poderá começar seu trabalho de estudar a atmosfera do planeta vermelho, um dos passos prévios para uma futura missão tripulada.

A Nasa confirmou que a sonda Maven (acrônimo de Mars Atmosphere an Volatile Evolution) completou com sucesso o processo de frenagem com seus seis retrofoguetes.

Durante 33 minutos os foguetes frearam o satélite até que ele ficou preso pela gravidade de Marte na órbita adequada.

Após dez meses de viagem e mais de 700 milhões de quilômetros, a Maven poderá iniciar a coleta de dados mais exatos sobre a composição da atmosfera marciana ou o ritmo com que o planeta perde certos gases no espaço, devido a que não tem a proteção de um campo eletromagnético como a Terra.

Deste modo, os cientistas poderão saber se Marte, como se acredita, era um planeta repleto de oceanos que foi perdendo a água pela ação constante dos ventos solares e a carência de um campo eletromagnético.

A sonda Maven ajudará a conhecer melhor as camadas altas da atmosfera marciana e como funciona a ionosfera do planeta e o efeito que o vento solar tem.

A primeira missão para testar os instrumentos da sonda será a passagem do cometa Siding Spring perto de Marte em outubro, um evento estelar não previsto inicialmente pelos responsáveis da missão. Esta coincidência permitirá conhecer como a passagem de um cometa tão perto afeta a atmosfera de um planeta. O Siding Spring passará a menos de 70 mil quilômetros de Marte.

O estudo da atmosfera e do clima de Marte também será útil para preparar no futuro uma missão tripulada ao planeta vermelho.

A sonda Maven, a primeira enviada para fazer leitura das camadas externas de Marte, é fruto de um projeto conjunto da Nasa com a Lockheed Martin, a Universidade do Colorado e a Universidade da Califórnia.