PUBLICIDADE

Satélite meteorológico MSG-4 tira sua primeira fotografia da Terra

4 ago 2015 - 11h23
Compartilhar
Exibir comentários

O satélite meteorológico MSG-4, o último da família Meteosat de segunda geração, tirou nesta terça-feira a primeira fotografia da Terra, o que comprova seu completo funcionamento.

O Organismo Europeu para Exploração dos Satélites Meteorológicos (EUMETSAT) informou nesta terça-feira que o radiômetro SEVIRI (Captador Giratório de Imagens Visíveis e Infravermelhas) a bordo do satélite foi responsável pela captura da imagem.

O satélite meteorológico MSG-4 ficará completamente operacional seis meses após ser colocado em serviço. O EUMETSAT assumiu no dia 26 de julho o controle do satélite meteorológico MSG-4, que é o Meteosat-11.

A Agência Espacial Europeia (ESA) e o EUMETSAT lançaram o satélite MSG-4 no dia 15 de julho a bordo de um foguete Ariane 5 da base de Kuru, na Guiana Francesa.

O satélite se encontra em uma órbita geoestacionária, a 36 mil quilômetros sobre a superfície da Terra.

O Meteosat-11 servirá de ponte entre o 10, lançado em 2012, e os primeiros Meteosat de terceira geração, que serão lançados em 2019 e 2021, garantindo a continuidade do serviço.

A família Meteosat de segunda geração permite detectar e prever rapidamente, com até seis horas de antecedência, fenômenos como nevoeiros e tempestades.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade