PUBLICIDADE

Satélite europeu está prestes a retornar à Terra

9 nov 2013 - 17h59
(atualizado às 18h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grande satélite que a mapeou a gravidade da Terra, agora está voltando para a atmosfera, disseram autoridades neste sábado.

O satélite, batizado de GOCE, foi a apenas 99 milhas (160 quilômetros) acima da Terra e está caindo a uma ritmo de 8 milhas (13 quilômetros) por dia, escreveu o gerente de operações Christoph Steiger em um relatório publicado no site da Agência Espacial Europeia.

"A reentrada na atmosfera (está), provavelmente, a menos de dois dias de distância", disse Steiger. O equipamento de 1,2 tonelada foi lançado em 2009 para mapear variações na gravidade da Terra. Cientistas reuniram os dados para os primeiros mapas globais detalhados da fronteira entre a crosta e o manto do planeta, entre outros projetos.

GOCE ficou sem combustível em 21 de outubro e tem perdido altitude, pois, puxado pela gravidade da Terra. A maior parte da sonda irá queimar-se à medida que as explosões na atmosfera, mas até 50 fragmentos - ou cerca de 25% do satélite - está prevista para sobreviver reentrada e acabar em algum lugar sobre a superfície do planeta.

Com dois terços da Terra coberta por água e vastas áreas de terra pouco povoada, o risco para a vida humana e propriedades é considerada extremamente baixa, disse que a Agência Espacial Europeia.

Devido às constantes mudanças na atmosfera superior da Terra, os cientistas ainda não podem prever onde e quando GOCE vai voltar a entrar na atmosfera.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade