PUBLICIDADE

Rússia lança nave Soyuz tripulada com destino à ISS

22 jul 2015 - 19h53
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia lançou nesta quarta-feira uma missão tripulada da nave Soyuz TMA-17M com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) com dois meses de atraso devido aos recentes problemas em seu programa de lançamentos.

A Soyuz decolou do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 18h02 (horário de Brasília) e iniciou com sucesso seu processo de aproximação orbital à ISS, que será concluído quase seis horas depois da decolagem, informou hoje a Agência Espacial dos EUA (Nasa) em seu site.

A missão foi adiada em maio devido a uma falha do foguete propulsor Soyuz-2.1a, que resultou no fracasso, em abril, do lançamento do cargueiro Progress M-27M com mantimentos para a ISS, que acabou desviando de sua trajetória e se desintegrou ao voltar à atmosfera terrestre.

Estão a bordo da Soyuz três membros da expedição 45 da ISS: o russo Oleg Kononenko, o americano Kjell Lindgren e o japonês Kimiya Yui.

Kononenko é um cosmonauta experiente, que já esteve em duas oportunidades na plataforma espacial, enquanto seus colegas viverão a primeira experiência na estação espacial. Os três se juntarão aos russos Mikhail Kornienko e Gennadi Padalka e ao americano Scott Kelly.

A missão tentará concluir a aproximação à ISS em menos de seis horas, um processo de viagem rápido para a plataforma internacional que requer cálculos orbitais extremamente precisos e que é realizada desde 2013. Anteriormente, eram necessários dois dias extenuantes para concluir a viagem, algo que representava um grande empecilho para os astronautas.

Kelly e Kornienko estão atualmente trabalhando em um experimento de um ano para investigar como a estadia de longa duração em regime de microgravidade afeta as habilidades físicas e mentais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade