PUBLICIDADE

Rússia lança com sucesso nave Progress rumo à ISS

3 jul 2015 - 06h23
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia lançou com sucesso nesta sexta-feira a nave espacial de transporte de carga Progress M-28M com 2,5 toneladas de provisões para a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) do país.

A nave, lançada a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, à 1h55 de Brasília com a ajuda de um foguete portador Soyuz-U, deve se acoplar à plataforma espacial no próximo domingo.

A nave cargueira transporta combustível, alimentos, água, equipamentos científicos e material de manutenção.

O sucesso da missão da nave Progress M-28M é vital para a tripulação da ISS, já que as duas tentativas anteriores de levar provisões à plataforma orbital fracassaram.

Em abril, a Rússia perdeu uma nave Progress, que após seu lançamento, já em órbita, não conseguiu desdobrar suas antenas e caiu na Terra, se desintegrando durante a entrada na atmosfera.

O segundo revés aconteceu em 28 de junho, quando o foguete que levava a nave de carga americana Dragon explodiu pouco depois da decolagem da base de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.

Atualmente, a tripulação da ISS é integrada pelos russos Gennady Padalka e Mikhail Kornienko e pelo americano Scott Kelly.

A cada ano, a Rússia envia de três a quatro naves cargueiras com provisões para a Estação Espacial Internacional, um projeto que conta com a participação de 16 países e que tem um custo estimado em US$ 100 bilhões.

A plataforma, com tripulantes a bordo de maneira contínua desde 2000, tem uma massa de aproximadamente 450 toneladas e orbita a Terra a uma distância de entre 335 e 460 quilômetros, com uma velocidade de aproximadamente 27 mil km/h.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade