PUBLICIDADE

Rússia homenageia primeira mulher cosmonauta a voar ao espaço

16 jun 2013 - 09h13
(atualizado às 09h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Valentina Tereshkova em imagem de arquivo sem data
Valentina Tereshkova em imagem de arquivo sem data
Foto: AP

A Rússia dedicou este domingo a homenagear a cosmonauta Valentina Tereshkova, que se tornou há 50 anos a primeira mulher a voar ao espaço a bordo da nave Vostok 6.

"Em 16 de junho de 1963 todo o mundo se inteirou que às 12h30, hora de Moscou, entrou na órbita terrestre a nave Vostok 6, tripulada pela primeira mulher cosmonauta", assinala um comunicado do primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev.

Vários eventos comemorativos dedicados ao emblemático voo ocorreram hoje em distintas cidades russas, em particular, em Yaroslavl, onde Valentina viveu mais de 20 anos antes de se transformar em uma lenda.

Uma calçada da fama dedicada aos cosmonautas russos foi inaugurada nessa cidade pela própria pioneira do espaço e pelo governador da região de Yaroslavl, Sergei Yástrebov. "Fico muito feliz que tanta gente se tenha reunido aqui para lembrar meu primeiro voo ao espaço", disse Valentina em entrevista coletiva.

Já na cidade de Nikúlskoye, perto da terra natal de Valentina, foi colocada nesta manhã a primeira pedra de uma catedral, enquanto Yaroslavl se transformou em palco de espetáculos de aviões e paraquedistas.

"Ainda tenho sonhos sobre aquela viagem ao espaço", confessou Valentina durante uma entrevista coletiva na delegação da ONU em Viena onde vários cientistas e diplomatas se reuniram para prestar homenagem à cosmonauta, felicitada também pessoalmente na sexta-feira pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Valentina Tereshkova recebeu a Ordem de Alexander Nevsky do presidente russo, Vladimir Putin, na última sexta-feira
Valentina Tereshkova recebeu a Ordem de Alexander Nevsky do presidente russo, Vladimir Putin, na última sexta-feira
Foto: Reuters

Os jornais russos lembram que Valentina, que deu seu nome a várias ruas do país e cujo rosto no famoso traje espacial com as letras URSS (CCCP, em russo) aparece em selos dos correios de vários países, também foi a única mulher na história que viajou ao espaço sem ser acompanhada por outros cosmonautas.

Recentemente, Valentina, 76 anos, surpreendeu seus compatriotas ao expressar seu desejo de voar a Marte, embora seja uma viagem só de ida. "É meu planeta favorito. O mais provável é que os primeiros voos a Marte sejam só de ida, essa é minha opinião. Eu estou disposta, mas infelizmente isto não acontecerá tão cedo", declarou no último dia 7 de junho.

Em 1994, três anos depois da queda da União Soviética, Yelena Kondakova se transformou na primeira e, até agora única, cidadã russa na história pós-soviética a viajar ao espaço, concretamente à estação MIR. Segundo a agência espacial russa, Roscosmos, no ano que vem voará uma nova cosmonauta russa, Yelena Serova.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade