PUBLICIDADE

Rússia faz 2ª tentativa de lançar foguete espacial da nova base de Vostochny

28 abr 2016 - 01h41
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia fez nesta quinta-feira a segunda tentativa de lançar seu primeiro foguete a partir da base espacial de Vostochny, considerada a mais moderna do mundo e que aliviará a carga de lançamentos no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, informou a televisão russa.

Está previsto que o foguete portador Soyuz-2.1a, que decolou às 5h01 locais (23h01 de Brasília), consiga colocar em órbita a sonda Aist-2D e o satélite de pesquisa científica Lomonosov, que foram desenvolvidos para estudar as camadas exteriores da atmosfera, além do microsatélite SamSat-218D.ami.

O lançamento foi acompanhado pelo presidente russo, Vladimir Putin, que ontem decidiu permanecer na base após assistir à primeira tentativa que foi frustrada por um problema técnico nos sistemas do foguete.

O cosmódromo de Vostochny, que fica na região de Amur, perto da fronteira com a China, será a plataforma de lançamento dos diferentes módulos do novo programa lunar russo, cujo objetivo é conseguir aterrissar na Lua em 2029.

Ao contrário das bases tradicionais, a torre de controle em Vostochny não é subterrânea, mas fica na superfície e muito próxima da rampa de lançamento, devidamente protegida.

Além disso, a rampa de lançamento foi construída de maneira que protege as naves espaciais do vento, da neve e de outros elementos climatológicos.

"Apesar de todos os seus defeitos, a Rússia continua sendo líder em número de lançamentos, isso é um dado estatístico, isso é bom. No entanto, o fato de que nos deparamos com um grande número de problemas é algo ruim", disse ontem Putin depois que a primeira tentativa de lançamento da Soyuz-2.1a foi abortada.

No entanto, o chefe do Kremlin minimizou a falha ao afirmar que é normal que aconteçam situações como essas durante o desenvolvimento de novas tecnologias, e prometeu que o setor espacial sempre terá o apoio do Estado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade