PUBLICIDADE

Rússia vai lançar três voos tripulados à ISS até fim do ano

9 jun 2015 - 11h41
(atualizado às 12h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Rússia confirma lançamento de 3 voos tripulados até fim do ano (imagem da Terra tirada pela ISS)
Rússia confirma lançamento de 3 voos tripulados até fim do ano (imagem da Terra tirada pela ISS)
Foto: Twitter

A Rússia lançará três voos tripulados rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) até o final do ano, conforme o novo calendário oficial divulgado nesta terça-feira pela agência espacial Roscosmos.

O primeiro voo tripulado, da nave Soyuz TMA-17M, ocorrerá entre 23 e 25 de julho. Na sequência, a Soyuz TMA-18M será lançada em 21 de setembro e a Soyuz TMA-19M no dia 15 de dezembro.

Siga o Terra Notícias no Twitter

O próximo lançamento, no entanto, será o da nave de carga Progress M-28M, partirá no dia 3 de julho com provisões para a tripulação que se encontra na plataforma orbital.

O calendário corrigido de lançamento das naves tripuladas Soyuz e os cargueiros Progress foi aprovada depois de vários erros ocorridos nos últimos meses no programa espacial russo.

Espaçonave Soyuz é lançada para missão recorde:

Os incidentes provocaram um atraso de quase um mês do retorno da Soyuz TMA-15 à terra, viagem programada para ocorrer no dia 11 de junho. Militares russos, inclusive, já estão na base de Baikonur, no Cazaquistão, para preparar a chegada da nave.

O russo Anton Shkaplerov, a italiana Samantha Cristoforetti e o americano Terry Virts tinham que retornar no país no dia 14 de maio, mas sua missão foi prorrogada após o lançamento fracassado do cargueiro espacial Progress M-27M, desviado de sua órbita após ter sido lançada no dia 28 de abril com destino à ISS.

O mês de maio foi péssimo para a indústria aeroespacial russa, que acumula vários anos acumulando erros que prejudicam o prestígio de um setor considerado como um motivo de orgulho pelos russos.

Além do cargueiro espacial, a Rússia perdeu um satélite de comunicações mexicano por uma falha do foguete propulsor russo Proton-M.

Astronautas iniciam 2ª caminhada espacial na ISS:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade