PUBLICIDADE

Rússia aprova e exploração da Estação Espacial se prolongará até 2024

23 jul 2015 - 12h20
Compartilhar
Exibir comentários

O governo russo aprovou prolongar até 2024 a exploração da Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou nesta quinta-feira Igor Komarov, diretor da agência espacial russa, Roscosmos.

"O governo aprovou a proposta conjunta", disse Komarov à imprensa na base cazaque de Baikonur após o lançamento uma nave Soyuz tripulada com rumo à ISS.

Komarov se referia aos principais países que participam da plataforma orbital -Rússia, Estados Unidos e a Agência Espacial Europeia- que entraram em um acordo para ampliar seu funcionamento por quatro anos além do prazo previsto anteriormente, 2020.

O diretor da Roscosmos destacou que as tensões políticas entre Rússia e os países ocidentais devido à crise da Ucrânia não repercutiram na cooperação espacial.

Tanto a Rússia, como os EUA e China, que não participam da ISS, têm planos de construir em um futuro suas próprias plataformas orbitais.

A exploração da Lua e Marte, e as viagens interplanetárias se transformaram nos principais objetivos das grandes potências espaciais com vistas às próximas décadas.

A ISS, um projeto de mais de US$ 100 bilhões no qual participam 16 países, se desloca cerca de 27 mil km/h a quase 385 quilômetros da Terra.

A construção da plataforma começou em 20 de novembro de 1998 com o lançamento do módulo russo "Zaryá" (Aurora), que foi seguido pelo americano "Unity".

A plataforma, que é integrada por 11 módulos, além de placas solares e outros equipamentos robóticos, teve residentes de maneira permanente desde o ano 2000.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade