PUBLICIDADE

Robô astronauta é premiado pelo Guinness por recordes na ISS

Kirobo, desenhado para se comunicar com humanos e fazer companhia aos tripulantes da ISS, 'viveu' um ano e meio na plataforma

27 mar 2015 - 09h50
(atualizado às 12h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Sócios responsáveis pela criação do robô astronauta japonês Kirobo posam para fotos juntos dos certificados concedidos pelo Guinness Book
Sócios responsáveis pela criação do robô astronauta japonês Kirobo posam para fotos juntos dos certificados concedidos pelo Guinness Book
Foto: Yuya Shino / Reuters

O robô astronauta japonês Kirobo foi reconhecido nesta sexta-feira com dois recordes no Guinness Book por sua estadia na Estação Espacial Internacional (ISS), ao ser o primeiro autômato galático "companheiro" e o androide que manteve uma conversa na maior altitude já registrada.

O robô recebeu nesta sexta-feira o reconhecimento no Museu Nacional de Ciências Emergentes e Inovação (Miraikan) de Tóquio, onde a equipe de desenvolvimento do robô apresentou um relatório e projetou um vídeo das atividades de Kirobo a bordo da ISS.

O robô, desenhado para se comunicar com humanos e fazer companhia aos tripulantes da ISS, chegou à plataforma em agosto de 2013, onde permaneceu 18 meses, e manteve sua primeira conversa com o astronauta japonês Koichi Wakata em dezembro do mesmo ano, concretamente, a 414,2 quilômetros sobre o nível do mar.

Japoneses criam urso-robô para pessoas com mobilidade reduzida:

Este pequeno autômato de 34 centímetros de altura e aproximadamente um quilo de peso faz parte de um projeto conjunto do Centro de Pesquisa para Ciências e Tecnologias Avançadas (RCAST) da Universidade de Tóquio, a empresa Roubo Garage e a Agência Aeroespacial japonesa (JAXA).

Entre suas funções estão o reconhecimento de voz, processamento de linguagem natural, sínteses de voz, funções de telecomunicações, gestos, reconhecimento facial e gravação de vídeo.

No desenvolvimento também colaboraram a Agência Aeroespacial japonesa (JAXA), Dentsu, primeira agência de comunicação do Japão, e Toyota Motor, maior fabricante de veículos mundial.

O Kirobo, que também participou do encontro, retornou à superfície terrestre em fevereiro deste ano a bordo do CRS-5 Dragon da empresa americana de transporte aeroespacial SpaceX.

Suas primeira palavras foram: "Desde cima, a Terra brilha como um LED azul", segundo o comunicado divulgado hoje pela Toyota Motors.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade