PUBLICIDADE

Pyongyang afirma que satélite coreano está na órbita polar

12 dez 2012 - 07h40
Compartilhar

A Coreia do Norte declarou nesta quarta-feira que o satélite lançado em um foguete portador de longo alcance entrou na órbita polar às 09h59 locais (22h59 de Brasília), enquanto o governo de Seul admitiu o êxito da operação norte-coreana.

Segundo detalhou a agência estatal norte-coreana "KCNA", o satélite entrou em órbita exatamente 9 minutos e 27 segundos após seu lançamento, que aconteceu às 09h49 hora local (22h49 de Brasília).

A própria Coreia do Sul, que ainda não conseguiu pôr nenhum satélite em órbita desde seu território, reconheceu o sucesso de seu vizinho comunista no lançamento de hoje.

"Os exércitos da Coreia do Sul e dos EUA consideram que o objeto carregado no foguete entrou em órbita", informou o porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, Kim Min-seok, em declarações colhidas pela agência local "Yonhap".

No entanto, advertiu que ainda é necessário esperar até comprovar se o suposto satélite "pode funcionar com normalidade".

Seul, além disso, condenou "firmemente" a "provocação" norte-coreana "por ter desafiado as repetidas advertências internacionais contra o lançamento".

Segundo o governo sul-coreano, trata-se de "uma clara violação das resoluções 1718 e 1874 das Nações Unidas, que proíbem qualquer lançamento com tecnologia de mísseis balísticos" a Coreia do Norte.

O país comunista "terá que assumir toda a responsabilidade por seu lançamento", acrescentou o Executivo sul-coreano em comunicado, no qual opinou que o regime de Kim Jong-un que só conseguirá intensificar seu isolamento na comunidade internacional.

Além disso, a Coreia do Sul criticou Pyongyang por investir grandes somas de dinheiro no "desenvolvimento de armas nucleares e mísseis" apesar da grave situação alimentícia do país.

A operação, que aconteceu dias antes do previsto pela maioria dos especialistas, é a segunda tentativa espacial norte-coreana este ano, após um lançamento fracassado em abril passado.

Segundo a Coreia do Sul, a ação norte-coreana de hoje foi precedida pelo lançamento, no sábado passado, de dois mísseis norte-coreanos terra-terra, informou a agência "Yonhap".

Os testes da Coreia do Norte com mísseis de curto alcance não descumprem disposição internacional alguma, já que as restrições impostas pela ONU sobre o país comunista afetam mísseis de longo alcance e armamento nuclear.

EFE   
Compartilhar
Publicidade