PUBLICIDADE

Putin exige explicações por atrasos na construção de cosmódromo

14 out 2015 - 08h14
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, exigiu explicações nesta quarta-feira pelos atrasos nas obras da base "Vostochny", que está sendo construída no extremo oriente do país.

"Espero os relatórios da Roscosmos (a agência espacial russa) e Spetsstroi (a construtora) sobre as causas dos atrasos", disse o chefe do Kremlin, citado pelas agência locais, em reunião realizada na base em construção.

A finalização das obras de "Vostochny" estava prevista para 30 de novembro, mas os responsáveis do projeto admitiram que não será entregue a tempo.

O primeiro lançamento de um foguete espacial desde a nova base, situada na região de Amur, na fronteira com a China, estava previsto para dezembro deste ano.

"Tenham em mente que os primeiros lançamentos serão feitos em 2016, na primavera. Se ocorrer até o dia Dia da Cosmonáutica (12 de abril) estará bem", disse o chefe do Kremlin, que advertiu que no setor espacial não se pode atuar "às pressas".

Ao mesmo tempo, Putin recalcou a necessidade de controlar rigorosamente a despesa dos recursos públicos e impedir os atrasos no pagamento dos salários aos trabalhadores, "fenômeno que infelizmente ocorre".

O presidente se referiu também aos casos penais abertos por supostos delitos de fraude e desvio no curso das obras de "Vostochny".

"Vou exigir ao Comitê de Instrução que todos os casos sejam investigados até o final e sejam levados aos tribunais", ressaltou.

A nova base, que será usada para o lançamento de naves tripuladas, permitirá à Rússia deixar de depender exclusivamente das históricas instalações de Baikonur (Cazaquistão), que o país aluga desde a desintegração da URSS.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade