PUBLICIDADE

Primeiro lançamento espacial na nova base russa de Vostochny é adiado

27 abr 2016 - 04h17
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro lançamento espacial da nova base de Vostochny, na Rússia, previsto para esta quarta-feira, foi adiado por pelo menos 24 horas devido a problemas técnicos, informou a televisão russa.

O presidente do país, Vladimir Putin, que se dirigiu até Vostochny, que fica no extremo leste da Rússia, para assistir ao início das operações na base, e permanecerá nas novas instalações até que sejam esclarecidas as causas dos problemas, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

O lançamento foi abortado de maneira automática quando faltavam poucos minutos para iniciar os motores do foguete, um Soyuz-2.1a, conforme detalhou a Roscosmos, a agência espacial russa.

O lançamento serviria para colocar em órbita a sonda Aist-2D e o satélite de pesquisa Lomonosov, desenvolvidos para estudar as camadas exteriores da atmosfera, além do microsatélite SamSat-218D.

"Acredito que os problemas poderão ser solucionados em 24 horas", disse à imprensa o diretor da Roscosmos, Igor Komarov.

A base de Vostochny é considerada a mais moderna do mundo e foi construída para aumentar a carga de lançamentos suportada pelo cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, e garantir a independência da Rússia no cumprimento de seu programa espacial.

A nova base, que se encontra na região leste de Amur, perto da fronteira com a China, será a plataforma de lançamento dos diferentes módulos do novo programa lunar russo, cujo objetivo é alcançar o satélite da Terra em 2029.

Ao contrário das bases tradicionais, a torre de controle não está situada sob a terra, mas na superfície, devidamente protegida e muito perto da rampa de lançamento.

Inicialmente, a inauguração de Vostochny estava prevista para o final do ano passado, mas foi adiada devido a atrasos nas obras, que estiveram envolvidas em um escândalo de desvio de recursos públicos que levou a vários processos na Justiça.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade