PUBLICIDADE

Philae: sete meses de aventuras sobre um cometa

15 jun 2015 - 16h54
Compartilhar
Exibir comentários

Abaixo, os principais passos da saga do robô Philae, de seu desembarque no núcleo de um cometa a seu despertar na madrugada de sábado para domingo:

O pequeno robô Philae, passageiro há mais de dez anos da sonda espacial europeia Rosetta, pousa no núcleo do cometa Churyumov-Gerasimenko após sete horas em queda livre, a mais de 510 milhões de quilômetros da Terra, pela primeira vez na história.

"É um grande passo para a civilização humana", comemorou a Agência Espacial Europeia (ESA). A Nasa fala de um "avanço" capital na história da exploração espacial.

O Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) anuncia que o robô-laboratório, munido de dez instrumentos para estudar o cometa, funciona e começou a trabalhar.

Mas após duas tentativas, acabou pousando em um lugar mal iluminado, o que representa um problema já que sua bateria tem duração de 60 horas. Trata-se de uma bateria alimentada por painéis solares. Apesar desta posição desconfortável, já com uma perna "no ar", as fotos tiradas por Philae e suas seis câmeras são espetaculares.

Philae, que trabalha dia e noite, consegue operar a maioria de seus instrumentos. Quando suas pilhas começaram a enfraquecer, começou a primeira perfuração feita em um cometa, e envia uma nova leva de dados. Mas mais tarde toma-se conhecimento de que ele havia perfurado o vazio porque estava mal posicionado.

Por causa da iluminação insuficiente, Philae entra no modo "sleep", dando início a uma longa hibernação.

Os cientistas da missão Rosetta tentam sem sucesso entrar em contato com Philae, esperando um sinal de vida do cometa que, escoltado por Rosetta, se aproxima do Sol.

Após sete meses de sono, Philae acorda inesperadamente sábado, às 17h38, horário de Brasília. "Philae está vivo! Que alegria!", anunciou triunfalmente o CNES, esperando que o robô seja capaz de retomar rapidamente o trabalho.

O robô entra de novo em contato com Rosetta. "A vida é bela" no cometa, tuitou Philae via ESA. "Recebo três horas de luz por dia e consegui me restabelecer".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade