PUBLICIDADE

Dada como perdida, nave russa não chegará à Estação Espacial

Centro de controle perdeu o controle da nave depois de ela se situar em uma órbita equivocada e deixar de enviar dados à Terra

29 abr 2015 - 05h56
(atualizado às 07h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia considerou nesta quarta-feira como perdida a nave-cargueiro Progress M-27M, lançada na terça-feira rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), embora as tentativas para recuperar o equipamento ainda estejam em andamento.

Siga o Terra Notícias no Twitter

"O acoplamento da nave-cargueiro à ISS já não é possível. O importante agora é garantir uma saída mais ou menos controlada da nave de órbita", disse um analista do CCVE à agência "Interfax".

O tempo para retomar o controle da nave está acabando, de acordo com o especialista, porque "em poucas horas ela começará a abandonar a órbita por sua conta, mediante a redução de velocidade nas camadas superiores da atmosfera".

Outro analista do setor aeroespacial russo consultado pela agência "RIA Novosti" descartou que o CCVE consiga retomar o controle da Progress, afirmando que nas próximas horas a "nave de transporte será classificada como lixo espacial".

"O cargueiro seguirá em voo descontrolado por pelo menos uma semana, depois entrará na atmosfera terrestre e se queimará.", acrescentou.

O CCVE perdeu o controle da nave, lançada a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, às 3h10 de terça-feira (horário de Brasília), depois de ela se situar em uma órbita equivocada e deixar de enviar à Terra dados de sua telemetria.

Após várias tentativas fracassadas de recuperar a Progress, os técnicos russos observaram que a nave-cargueiro está girando em grande velocidade sobre seu próprio eixo, algo que impossibilita qualquer tentativa de manobra de aproximação e acoplamento à ISS.

A Progress M-27M, que transporta 2,5 toneladas de provisões para a ISS, deveria chegar à plataforma internacional seis horas depois de sua decolagem. Ela carrega combustível, oxigênio, alimentos, equipamentos científicos para os tripulantes da ISS.

Após a perda, cujo custo é estimado em até US$ 90 milhões, o próximo cargueiro em direção à ISS poderá sair da Terra antes do dia 8 de agosto, data prevista inicialmente pela agência espacial russa.

De qualquer forma, a tripulação que está na Estação Espacial Internacional tem provisões suficientes para continuar com sua vida no espaço, apesar do incidente com a Progress.

A atual tripulação é formada pelos russos Anton Shkaplerov, Gennady Padalka e Mikhail Kornienko, pela italiana Samantha Cristoforetti e os americanos Terry Virts e Scott Kelly.

A ISS é um projeto no qual participam 16 países e tem um custo estimado em US$ 100 bilhões. A plataforma, com tripulantes a bordo de maneira contínua desde 2000, pesa cerca de 450 toneladas e orbita a uma distância entre 335 a 460 quilômetros da Terra, com velocidade de 27.000 km/h.

25 anos: Telescópio Hubble registra imagens fantásticas:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade